Depois das novidades do MIX09, muitos estiveram perguntando qual seria o futuro do WPF. Isso se deve ao fato do novo recurso do silverlight rodar fora do browser, ou seja, funciona também como uma aplicação Desktop, com um mínimo de esforço, apenas 2 cliques e na mesma hora está funcionando. Com isso, como fica o WPF?
O Jaime Rodriguez neste post, colocou a sua opinião a respeito, mostrando que o WPF e Silverlight atendem a cenários diferentes e que um não substituirá o outro.
Mas então, quais as diferenças entre um e outro, e em que casos devemos adotar? Tudo depende, mas basicamente se resume no seguinte:
Silverlight atende as necessidades RIA. Uma boa Rich Internet Application (RIA) precisa ser:
- Cross-platform – rodar em qualquer browser e qualquer SO
- Fácil de distribuir (com um tamanho pequeno)
- Seguro (sand-boxed)
- Rápido e Rico (mais do que qualquer outro padrão web)
WPF atende as necessidades de aplicações Windows (Desktop). Uma boa aplicação Desktop precisa ser:
- Exploradora – Tirar o máximo de proveito do SO (caracteristicas como integração com o shell, drag & drop, aceleração de hardware, Touch, etc).
- Completo e Poderoso – Poder usar o framework completo (full 3D, Documentos, acessibilidade, armazenamento, banco de dados, etc) sem nenhuma restrição de tamanho.
- Seguro – Permitir verificações de segurança durante a instalção, integrada ao SO.
- Fácil de distribuir/alterar/configurar
- Gerenciável – Controle de versão, Distribuição centralizada, policies, etc.
O principal motivo do Silverlight rodar fora do browser, foi para atender a necessidade de poder rodar Off-Line. Depois ele coloca mais alguns motivos pelo qual o WPF vai continuar por muito, muito tempo. Vale a pena dar uma olhada no post completo, e ficar sempre atento e estudar essas novas tecnologias que já são o futuro.
Abraços.
0 comentário